Contato

Dicas Reis

Casamentos

A data pretendida para o casamento e o número de convidados são fatores determinantes para a escolha do buffet e da igreja. Preparamos uma lista resumida

Cerimônia

1- Igreja

Documentação necessária:

Cetidão de batismo de ambos atualizada, curso de noivos e documentos do cartório.

2 - Casamento Civil

Datas e Prazos

Os noivos devem comparecer ao cartório com 30 dias de antecedência da data pretendida.

O prazo máximo de antecedência é de 60 dias.

Relação de documentos para o casamento civil

A cerimônia de casamento civil pode ser feita no prórprio cartório de Registro Civil ou em outro ambiente.É necessário pagar uma taxa no cartório e no caso de a cerimônio ser realizada em outro ambiente essa taxa é maior (confira os preços de seu Estado no Cartório).

Horário

A cerimônia pode ser realizada de segunda a sexta-feira, entre 9 e 17 horas e, aos sábados, entre 9 e 12 horas, de acordo com a disponibilidade do juiz. O casamento dura de 10 a 15 minutos.

Documentos

Solteiros:
Certidão de nascimento
Carteira de identidade
Declaração da residência atual dos noivos e seus pais ( se esses forem vivos).

Viúvos:
Carteira de identidade
Certidão do primeiro casamento
Atestado de óbito do marido ou esposa

Divorciados:
Carteira de dentidade
Certidão de casamento com a averbação do divórcio.

Noivo(a) estrangeiro(a)

Solteiros:
Carteira permanente modelo 19, ou certidão de nascimento, visada pelo consulado brasileiro em seu país de origem.

Divorciados:
Sentença do divórcio confirmada pelo Supremo Tribunal Federal.(Toda documentação deve estar traduzida por tradutor público juramentado e registrada em Cartório de Títulos e Documentos.

Testemunhas

Os noivos vão precisar de duas testemunhas maiores de 21 anos em duas ocasiões do casamento civil:

A primeira é na hora de dar entrada no processo de habilitação (padrinhos levarem carteira de identidade)

A segunda é na hora da cerimônia, no dia do casamento.

Limite de idade

Se os noivos tiverem menos de 21 anos será necessário o comparecimento dos pais ou de tutores (no caso dos órfãos). De acordo com o artigo 183, do Código Civil Brasileiro, quem quer casar tem de ter, no mínimo, 16 anos (mulher), e 18 (homem). Antes disso, só com consentimento dos pais e um "alvará de suprimento de idade", do juiz.

Proclamas

Depois de providenciar os papéis, é necessário esperar por 15 dias. Este é o chamado "período dos proclamas", estipulado por lei, para averiguação de possíveis impedimentos ao casamento.

3 - Decoração da Igreja

Existem empresas especializadas. Possibilidade de dividir despesas com outros casamentos no mesmo dia e ainda adicionar a decoração do Buffet.

4 - Transporte da Noiva

Aluguel de veículo com motorista

5 - Tranporte do Noivo

6 - Músicas na igreja: coral ou mecânica(DJ)

Entrada do noivo
Entrada do padrinhos
Entrada noiva
Entrada damas e pajens
Benção das alianças
Cumprimentos dos padrinhos
Saída da igreja

7 - Padrinhos

Traje (fraque, meio-fraque ou terno)

8 - Pajen e Daminha

Roupas, coroas, bouquet, cestas com pétalas de rosa, alianças e cabelereiro.

Recepção

1 - Buffet (cocktail ou jantar)
2 - Espaço (salão)
3 - Cardápio
4 - Bebidas
5 - Bolo
6 - Champagne
7 - Lembrancinhas
8 - Música
9 - Iluminação
10 - Decoração para a festa (Buffet)

Papelaria

1 - Convites
2 - Cartões de agradecimento
3 - Caligrafia
4 - Correio
5 - Lista de presentes

Vestuário da Noiva

1 - Vestido
2 - Lingerie
3 - Coroa
4 - Brincos
5 - Véu
6 - Luvas
7 - Sapato
8 - Meias
9 - Bouquet
10 - Maquiagem
11 - Cabelereiro
12 - Dia da Noiva

Vestuário do Noivo

1 - Terno
2 - Sapato
3 - Meias
4 - Roupa íntima
5 - Gravata
6 - Lenço/Flor
7 - Alianças de casamento
8 - Dia do Noivo

Multimidia

1 - Foto
2 - Vídeo
3 - DVD
4 - Telão

Cerimônia

A cerimônia de casamento pode ser feita em qualquer lugar, desde uma igreja local a um parque, lago ou jardim. Você poderá convidar quantas pessoas quiser para a cerimônia, limitando-se ao espaço físico do local. O tipo de cerimônia- civil ou religiosa- tem custos diferentes. Dica de economia: considere a cerimônia oficial de casamento no local da recepção de forma a evitar custos adicionais de aluguel.

Chá de Cozinha

Item Lista de Chá de Cozinha Convidada
1 abridor de latas/garrafas  
2 açucareiro  
3 afiador de facas  
4 assadeiras  
5 avental  
6 bacias de plástico  
7 balança  
8 balde de plástico  
9 balde e pegador de gelo  
10 bandejas  
11 batedor de carne  
12 batedor de claras  
13 batedor de ovos  
14 bicos de confeitar  
15 bule de café  
16 capacho  
17 carreltilha para massas  
18 carrinho de feira  
19 cesta para pão  
20 cestas de lixo (pia e chão)  
21 coador de café  
22 cobre-queijo  
23 colher de sorvete  
24 colheres de mediadas  
25 colheres de pau  
26 conchas feijão  
27 conjunto de plástico para café  
28 copos de medidas xícaras  
29 corta pizza  
30 cortador de ovos  
31 cortador de queijo  
32 descanso de panelas  
33 descaroçador de azeitonas  
34 descascador de legumes  
35 desentupidor de pia  
36 destrinchador de aves  
37 escada  
38 escorredor de arroz  
39 escorredor de louça  
40 escorredor de macarrão  
41 escova para pia  
42 escovinha para migalhas  
43 escumadeira  
44 espanador  
45 espátula  
46 espátula para queijo  
47 espremedor de alho  
48 espremedor de batatas  
49 espremedor de laranja  
50 espremedor de limão  
51 faca de pão  
52 facas de serra  
53 forma de aro desmontável  
54 forma de aro desmontável  
55 forma de pizza  
56 forma de pudim  
57 forma para bolo com furo  
58 forma para torta  
59 frigideira  
60 funil  
61 forminha para empadas  
62 galheteiros  
63 garfinhos p/ petiscos  
64 garfo frituras  
65 garrafa térmica  
66 garrafas plásticas  
67 jarra p/ água e sucos  
68 jogo de facas  
69 jogo de pirex  
70 latas para mantimentos  
71 lava-copos  
72 leiteira  
73 livro de receitas  
74 manteigueira  
75 máquina de moer  
76 moedor de café  
77 moedor de pimenta  
78 pá de bolo  
79 pá de lixo  
80 paliteiro  
81 pano de pia  
82 pano de prato  
83 pegador de gelo  
84 peneira peq. e grande  
85 petisqueira  
86 pinça de macarrão  
87 pincel para massas  
88 porta adoçante  
89 porta bolo  
90 porta cebola  
91 porta condimentos  
92 porta filtros  
93 porta frios  
94 porta óleo  
95 porta pão de forma  
96 porta sabão  
97 porta talheres  
98 porta-guardanapos  
99 potes de plástico  
100 quebra nozes  
101 ralador  
102 regador  
103 relógio de cozinha  
104 rodo  
105 rodo de pia  
106 rolo de macarrão  
107 saleiro  
108 sanduicheira manual p/ pão de forma  
109 sanduicheira manual p/ pão francês  
110 suporte papel toalha  
111 suporte para vassoura  
112 tábua de carne de madeira  
113 tábua de carne plástico  
114 talheres para salada  
115 tesoura para cozinha  
116 travessas p/ salgados  
117 vassoura de nylon  
118 vassoura de pêlo  
119 vassoura piaçaba  
120 xícara de medidas  

Chá-Bar

Item Lista de Chá-Bar Convidado
1 abridor de garrafas  
2 abridor de latas  
3 balde de gelo  
4 canecas de cerveja  
5 champagne  
6 coador  
7 colher para coquetel  
8 copos para licor, cerveja e etc  
9 descaroçador de azeitonas  
10 espremedor de limão  
11 faca para queijos  
12 faquinha de serra  
13 faquinhas de patê  
14 garfinho para aperetivos  
15 guardanapos de bar  
16 kit caipirinha  
17 licor  
18 livro de receitas de bebidas  
19 misturador de bebidas  
20 moedor de pimenta  
21 pinça de gelo  
22 pinga  
23 porta aperetivos  
24 porta copos  
25 saca-rolha  
26 saleiro  
27 suporte p/ garrafa de vinho  
28 tábuas para queijo  
29 taças  
30 vinho branco  
31 vinho tinto  
32 vodka / whisky  

D.J.

Você deve chamar um D.J. tão logo saiba da data do seu casamento. Isto deverá lhe garantir um bom D.J., visto que vários deles são agendados com mais de um ano de antecedência. É interessante que o D.J. que você contratar seja um profissional. Uma vez escolhido o D.J., você deverá sentar-se com ele e revisar toda a seleção musical (isto é: a primeira dança, o lançamento do buquê, etc.). O D.J. faz muito mais que o fundo musical da festa e a música para dançar. Ele é a pessoa que tem o poder de motivar e animar seus convidados.

Economia

Sábado à noite é o momento mais caro para reservar sua recepção e a noite mais difícil para se encontrar disponível algo que você necessite. Para economizar dinheiro e decepções considere também a sexta ou domingo à noite, sábado ou domingo à tarde ou ainda uma noite durante a semana. Casamentos matutinos ou vespertinos em geral têm preços menores de forma que você poderá economizar também no menu.

  • Escolha as flores da estação da época do seu casamento
  • Prefira flores amarradas à mão aos buquês sobre estruturas
  • Use flores avulsas em vasos ao invés de arranjos esculpidos

Flores

Você deverá pedir mais flores para o seu casamento do que para qualquer outro evento em sua vida. Além do buquê da noiva, você precisará:

  • buquê das assistentes da noiva
  • cravo do noivo (branco)
  • cravos dos pais e padrinhos (vermelhos)
  • arranjos para as mães
  • flores para a decoração da igreja
  • flores e arranjos para decoração da recepção
  • buquê e pétalas de rosas para a daminha de honra
  • flores adicionais para decoração das mesas do buffet e bolo

Jantar

Tradicionalmente, os pais da noiva oferecem o jantar de recepção. No entanto, isto não é obrigatório e também o noivo poderá participar. Dica de economia: não há razão pela qual você não possa oferecer um almoço ou algum outro tipo de recepção (por ex. coquetel).